Impossível falar sobre todos os assuntos que gostaria em um único artigo sobre tendências em 2022 no Brasil. No artigo anterior, falamos sobre startups, influenciadores digitais, placas de energia solar, telemedicina e apps. Falamos sobre como a tecnologia tem influenciado e, cada vez mais, feito parte da realidade não só no Brasil. A cada dia que passa, novas notícias surgem e trazem um misto de sentimentos e ideias sobre o próximo ano.

Na economia, recentemente foi divulgado que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revisou a estimativa de crescimento para um percentual mais baixo. A estimativa para 2022, que era de 2,3%, caiu para 1,4%.

Com relação à pandemia, vemos todos os dias notícias sobre a baixa adesão às vacinas e novas variantes, fazendo com que o otimismo sobre o fim dela em 2022 seja baixo. A política, cada vez mais polarizada, nos mostra que as eleições do próximo ano serão, no mínimo, bastante conturbadas. Diante de um cenário que poderia trazer somente incertezas e pessimismo, algumas ações e alguns mercados têm se destacado.

Neste segundo artigo sobre tendências no Brasil no próximo ano, finalizarei esmiuçando um pouco mais sobre iniciativas que parecem promissoras e que tendem a se destacar, além de como podemos utilizar essas informações de hoje, estrategicamente, no amanhã que está chegando.

SUSTENTABILIDADE

Brasil tem 7(sete) startups listadas no relatório de inovação na área de sustentabilidade da The Bakery. Esse relatório busca se aprofundar em soluções e empreendimentos baseados na natureza e descarbonização. Robson Braga de Andrade, presidente da CNI, afirmou que o Brasil tem todas as condições de liderar o processo de descarbonização da economia no mundo e consolidar uma posição de destaque na oferta de produtos de biodiversidade. Após a COP-26, o Brasil atualizou sua Contribuição Nacional Determinada (NDC), passando de 43% para 50%, até 2030, a previsão de corte nas emissões de gases poluentes. E também reafirmou a meta de neutralidade climática até 2050. Todos sabemos da necessidade de, no momento em que vivemos, se pensar em sustentabilidade. E ter essas iniciativas em nosso país, tanto privadas quanto públicas, é de extrema validade e importância.

Nós, como empresários, temos grande responsabilidade em validar essas iniciativas e buscar atuar de forma mais alinhada com o tema sustentabilidade. Nós, como “moradores desse planeta”, precisamos estar mais atentos sobre o assunto e buscar entender como é possível fazer a nossa parte, pensando num mundo melhor para as próximas gerações.

CARROS ELÉTRICOS

Os carros elétricos já são uma realidade pelo mundo todo e no Brasil, a cada ano que passa, novos modelos são lançados. A InsideEVs Brasil lançou uma lista com os que já foram confirmados pelas marcas para 2022: JAC e-J7 (já tem pré-venda), BMW i4, BMW iX, Renault Kwid elétrico, BYD Han, BYD Tan, Volvo C40 Recharge, Kia EV6, além de outros. De acordo com os especialistas, a lista deve crescer devido aos estudos feitos no mercado brasileiro e que têm trazido resultados interessantes.

METAVERSO

Podemos dizer que esse é o assunto da atualidade e que em 2022 ainda se intensificará. Muito se ouve falar sobre metaverso, porém, na realidade, a maioria ainda não consegue entender como isso de fato funciona e como no dia a dia isso afeta a nossa vida. De acordo com a Wikipédia, Metaverso é a terminologia utilizada para indicar um mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “internet”. Um relatório da Newzoo (empresa especializada em games) diz que o Brasil tem cerca de 94 milhões de gamers. Analisando esses números, impressionantes para os especialistas já que a população total é de mais ou menos 200 milhões, pode-se dizer o Brasil tem um mercado rico, tanto para criação, quanto para a utilização do metaverso. Os próximos anos mostrarão na prática como isso fará parte da vida em sociedade, porém muitas iniciativas nesse sentido já ocorrem, como é o caso das criptomoedas e dos jogos de videogames.

CRIPTOMOEDAS

Atualmente, é cada vez mais comum ouvirmos falar, e não só falar como também investir, em moedas “não físicas” como as criptomoedas. Devido a isso, e ao crescimento desse mercado, deve-se dar atenção às iniciativas nesse caminho. As empresas brasileiras Monnos e Criptudos fecharam uma parceria, lançando uma iniciativa que promete incentivar o mercado em ascensão de games que geram renda em criptomoedas. A “Monnos Play to Earn” busca posicionar o Brasil dentro do principal jogo desse segmento, o Axie Infinity. Nesse sentido, o projeto Monos Play to Earn conta, inclusive, com o apoio do próprio game nessa empreitada. Ainda nesse caminho, o BTG Pactual criou o Mynt, o primeiro banco brasileiro no mercado de criptoativos. A plataforma permite negociação direta de criptoativos pelos clientes do BTG Pactual e do BTG+. Essas iniciativas colaboram tanto para colocar o Brasil dentro desse mercado importante em ascensão, quanto para trazer aos brasileiros mais informações sobre o assunto. A cada ano que passa, mais as pessoas buscam entender sobre investimentos e novas moedas, e a tendência é um crescimento maior nos próximos anos.

Poderia falar sobre diversos outros temas e iniciativas no Brasil, mas a ideia é falar sobre inovações e tecnologias que têm feito diferença nos últimos anos e que farão o diferencial para o próximo. A adaptabilidade se torna ferramenta essencial para os que querem obter os melhores resultados no mundo atual. Sendo empresas ou pessoas físicas, o essencial é compreender as mudanças, se adaptando a elas e buscando novas formas de ser e fazer o que antes acontecia no piloto automático. O ano de 2022 está quase aí e a lição, dentre as muitas que 2021 deixa, é de que conhecimento e visão de futuro são essenciais para se manter em crescimento.

 

#tendencias2022 #sustentabilidade #descarbonizacao #carroeletrico #metaverso #criptomoedas #adaptabilidade #Brasil2022 #RGCE_simples #RGCE