Start

E o mundo? Quais tendências devemos ficar atentos em 2022

 Publicações da RGCE
Publicações da RGCE

Rodrigo Gimenez - Sócio Líder

E o mundo? Quais tendências devemos ficar atentos em 2022

Nos artigos sobre o Brasil, falei sobre tendências e iniciativas focadas na nossa realidade.

Agora vou falar sobre as tendências e iniciativas que estão acontecendo pelo mundo e aos quais devemos estar atentos em 2022.

Atentos em entender como tudo isso vem acontecendo e mudando nossa vida, num tempo muito menor do que se poderia imaginar há alguns poucos anos.

AVIÕES MOVIDOS A HIDROGÊNIO

Em 2022, os primeiros aviões de passageiros fabricados com células de combustível de hidrogênio devem ser testados.

Na Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, está sendo construída uma aeronave de dois lugares. Já a ZerAvia planeja construir uma de 20 lugares e a ideia é que seu sistema de propulsão de hidrogênio esteja pronto para certificação até o final do ano. A expectativa da Universal Hydroen é o lançamento da sua aeronave, que possui 40 lugares, em setembro de 22. Parece coisa do futuro e, de fato, podemos dizer que estamos no futuro.

AGRICULTURA VERTICAL

A tecnologia da iluminação de LED é um dos itens que faz com que as fazendas verticais existam, mas, ao mesmo tempo, ainda trazem grandes custos. Nas fazendas virtuais, o cultivo é feito em bandejas empilhadas em ambiente fechado e controlado, fazendo com que o uso da água seja diminuído e os insetos não atrapalhem. Em 2022, a Jones Food Company abrirá a maior fazenda virtual do mundo, com 13.750 metros quadrados. Mas, no mundo todo, várias outras iniciativas já ocorrem. Por enquanto, a maioria planta verduras e ervas aromáticas de alto valor.

EXERCÍCIOS VIRTUAIS

A maioria da população não faz a quantidade de exercícios que deveria. Falta motivação e a ideia dos exercícios virtuais é trazer isso. A pandemia colaborou para que essa prática se tornasse mais comum. As academias fecharam e os fones de ouvido de realidade virtual e os jogos de atividades físicas se tornaram mais populares. O Oculus Quest 2 é um fone de ouvido de qualidade e baixo custo, que foi lançado em 2021, e um novo modelo chegará em 2022. Certamente outros aplicativos e jogos devem surgir em 2022.

IMPLANTES ÓSSEOS E CASAS IMPRESSOS EM 3D

A impressão em 3D é algo que parece bem de filme de ficção científica, mas que já é mais real do que poderíamos imaginar há poucos anos. Os pesquisadores já estão há anos desenvolvendo técnicas para criar órgãos artificiais em impressão 3D. Como os ossos são mais simples, duas startups (Particle 3d e Adam) trabalham para, em 2022, terem ossos impressos em 3D, prontos para implantação humana.

Na arquitetura já se usam moldes 3D para criar modelos em escala, mas a impressão de casas funciona de outra forma. A casa é impressa camada por camada. Os materiais são esguichados como uma espuma que endurece. Isso pode ser feito tanto direto no local, ou peça por peça, e depois transportadas e montadas.

Em 2022, a Mighty Buildings terminará 15 casas impressas em 3D.

TURISMO ESPACIAL

O turismo espacial já foi destaque em 2021 e em 2022 as pretensões são maiores. As empresas que já atuam na área prometem que o próximo ano será o primeiro onde mais passageiros pagantes irão para o espaço do que funcionários de governo. Porém, o valor para essa viagem é alto e com isso elas devem ficar somente entre os endinheirados, por enquanto.

DRONES DE ENTREGA

Isso é algo que parece também bem futurista, não é?! Drones fazendo entregas é algo que parece distante, mas já acontece na Irlanda e já existem testes na América, Austrália e Finlândia.

TECNOLOGIA DO SONO

Já é mais do que sabida a importância de um bom sono para uma vida mais saudável e, inclusive, prevenção de doenças. Diante disso, muitas tecnologias têm sido testadas para aumentar o desempenho e produtividade durante o sono. No Vale do Silício, eles usam equipamentos que gravam e rastreiam a qualidade do sono, máquinas de sons calmantes, dispositivos que aquecem e resfriam o colchão e despertadores inteligentes. Em 2021, o Google lançou um tablet de rastreamento do sono e dizem que a Amazon vai lançar o seu em 2022.

NUTRIÇÃO PERSONALIZADA

As empresas de nutrição personalizadas bem-sucedidas na América do Norte estão querendo avançar para outros mercados em 2022. A nutrição personalizada segue a premissa de que cada metabolismo é único e, por isso, dietas genéricas não funcionam. São utilizados aplicativos que dizem o que comer e quando. São criados algoritmos de aprendizagem, realizados testes sanguíneos e intestinais, coletados dados sobre fatores de estilo de vida, rastreamento em tempo real dos níveis de açúcar no sangue, usando dispositivos do tamanho de uma moeda ligados à pele. Num mundo onde as pessoas estão cada vez mais atentas à saúde, essa pode ser uma tecnologia bastante utilizada.

COMPUTADORES QUÂNTICOS

Um computador quântico poderia superar qualquer outro tipo de máquina, realizando um trabalho rápido de cálculos usados em criptografia, química e finanças. Porém, as máquinas atuais conseguem fazer durar o estado quântico necessário apenas por uma fração de segundos. A medida da capacidade de um computador quântico é o número de qubits (o bit quântico). Uma equipe chinesa construiu um computador com 66 qubits. A IBM espera atingir 433 qubits em 2022 e 1.000 até 2023. Não é uma realidade para 2022, mas uma tecnologia importante e que deve estar no radar.

INTERFACES CEREBRAIS

Em abril de 2021, a empresa de Elon Musk implantou dois pequenos conjuntos de eletrodos no cérebro de um macaco e isso fez com que ele movesse a raquete na tela em um jogo de ping-pong, usando somente o pensamento. Essa empresa espera, em 2022, testar o dispositivo em humanos. Isso permitiria que pessoas com paralisia operem computadores. A Synchron, outra empresa nesse mercado, já recebeu aprovação dos órgãos americanos para testar seu dispositivo em humanos. Essa tecnologia, além de auxiliar as pessoas com paralisia, pode ajudar a diagnosticar e tratar doenças do sistema nervoso.

Muitas dessas iniciativas pareciam, há alguns anos, literalmente coisas de filmes de ficção científica e, nos dias de hoje, estão de fato sendo colocadas em prática. Algumas já estão mais próximas da população do que outras, porém o que devemos entender desse cenário é que a tecnologia está, sim, cada vez mais presente e modificando formas de se relacionar, de fazer negócios, enfim de viver.

É importante conhecer e entender as inovações/tendências para se manter atualizado, podendo com isso atuar profissionalmente da melhor forma no presente e no futuro.

Que tenhamos um Excelente 2022! …é o que a RGCE deseja aos nossos clientes, parceiros e funcionários.

#tecnologia #tendencias2022 #agriculturavertical #exerciciosvirtuais #impressao3D #turismoespacial #drones #tecnologiadosono #nutricaopersonalizada #computacaoquantica #interfacecerebral #RGCE_simples #RGCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem Somos

Perfil Equipe